Dynamic
Brincadeira
do Rolo de Barbante
A dinâmica
do barbante ou como também é conhecida dinâmica do rolo de barbante é muito
eficiente para relaxar grupos e equipes, também pode ser aplicada com grande
sucesso em sala de aula, é muito fácil de fazer e os alunos se divertem muito.
Além de relaxar a brincadeira do barbante também promove o relacionamento
interpessoal, estimula a comunicação dos participantes e a assertividade, além
disso, é um excelente exercício contra o cansaço mental e estimula a integração
do grupo.
Objetivos da dinâmica do rolo de
barbante: relaxar grupos, atividade para fazer quando os participantes estão
estressados, cansados, promove a comunicação e o relacionamento interpessoal.
Materiais: Um rolo de barbante.
Materiais: Um rolo de barbante.
Procedimento: Os
participantes devem se sentar em círculo, pode ser no chão ou em cadeiras.
O coordenador deve adquirir
antecipadamente um rolo de barbante bem grande e toma a iniciativa iniciando a
brincadeira, segura a ponta do barbante e joga o rolo para a primeira pessoa,
pode ser qualquer um e diz o seguinte. (Nome da pessoa) pegue este rolo de
barbante e jogue para alguém aqui presente, pode ser qualquer pessoa, mas você
vai ter que dizer algo para ela, algo que queira saber sobre sua vida pessoal,
sobre o que quiser você segura o fio do barbante, olha para a pessoa, joga o
rolo e faz a pergunta e ela tem que responder. A pessoa escolhida agarra o
rolo, segura o barbante e joga para a próxima pessoa e deve fazer uma pergunta
e assim por diante.
Exemplos de perguntas em Inglês:
What's your name? What's your last name? What's your nickname? Where are you from? How old are you? How do you spell your name? What's your favorite color? What do you do in your free time? What's your favorite school object?
No final da dinâmica se forma uma "teia" grande, a
teia dos relacionamentos.
Dicas: Iniciar
o processamento abrindo espaço para que os participantes façam comentários
sobre sentimentos, dificuldades, facilidades e outros que o grupo julgar
importantes. No final o coordenador/ Teacher pode fazer um pequeno discurso
sobre a importância do relacionamento interpessoal nas atividades em grupos, de
cada um conhecer um pouco mais seus colega e assim criar uma rede de
relacionamentos tal qual foi criada uma grande teia composta pelos fios de
barbante.
Comentários
Postar um comentário